Pular para o conteúdo principal

Forte tempestade atinge São Luis



São luis-MA foi atingida por uma forte ventania, que causou destruição em algumas regiões da cidade, no início da tarde desta segunda-feira ( 13/07 ). A tempestade foi registrada com mais intensidade na região da Forquilha, mas também há registros na região do bairro da Cidade Operária.
Essa tempestade destruiu alguns estabelecimentos como por exemplo ( TERRA ZOO , POTIGUAR E ETC..) Destruindo janelas, vidraças de carros e de lojas, cercas e murros, e também ouve a derrubada de uma torre , como podemos ver no vídeo a seguir


Imóveis ficaram sem energia elétrica nos bairros:
Forquilha, João de Deus, Cohab Anil, Cohatrac, 
Aurora, 
Planalto, Cruzeiro do Anil, Angelim, .
Casas foram destelhadas, galhos de árvores chegaram 
ser arrancados e objetos também foram levados
pelo vento. Nuvens densas de chuva também se 
formaram durante a ventania, que segundo 
os moradores
da área, durou poucos minutos.
EXPLICAÇÃO:

De acordo com o meteorologista da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Hallan Cerqueira, no Coroadinho e na Forquilha, o fenômeno foi causado pela formação das nuvens cúmulos-nimbus. Essas nuvens se formam com ventania de forma vertical e, posteriormente, causam fortes tempestades.

Esse fenômeno é bastante comum de acontecer agora no período de transição, quando nossa atmosfera está mais quente pelo fim do período chuvoso. Então tem mais calor, associado com a umidade do oceano provoca a convecção, que é o combustível dessas nuvens. As cúmulus-nimbus são comuns em todas as regiões, mas normalmente se formam em áreas quentes. Quando acontece em área urbana, passando pela cidade, acaba causando alguns estragos. Mas esse fenômeno é muito comum.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Moradores de Santa Inês fazem campanha de troca de mascaram por alimento

A iniciativa de produzir mascaras de proteção contra o Corona-vírus (Covid-19) em troca de alimentos não perecíveis ,veio da jacimira gomes ,ela diz que teve a ideia e convidou seus irmãos de igreja e foi apoiada e ai começou a campanha de mascaras em troca de alimentos nao perecíveis , ela vai pras ruas vendendo as mascaram em troca de alimentos não pereciveis ,como podemos ver nos videos a seguir

Maranhão chega a 78.984 pessoas recuperadas da Covid-19

O Maranhão tem 78.984 curados do novo coronavírus, como diz a Secretaria de Estado da Saúde (SES). Nas últimas 24h, foram 1.169 pessoas que tiveram a confirmação da recuperação da doença no estado. São 18.345 pessoas em tratamento, das quais 17.653 estão em isolamento domiciliar, 377 estão em enfermarias e 315 em leitos de UTI. Foram confirmados 878 casos novos nas últimas 24h. Foram 110 foram na Ilha de São Luís (São Luís, Raposa, Paço do Lumiar e São José de Ribamar), 15 foram em Imperatriz e 753 foram nos outros municípios. A SES declarou que 211.264 testes foram realizados no Maranhão e 110.505 casos foram descartados. Seguem como suspeitos da infecção, 6.360 casos. Morreram 50 profissionais de saúde por conta da Covid-19, no Maranhão. Foram confirmados 2.671 casos de infecção na categoria e 2.563 estão curados.